Opinião · Vídeos

Livro para download gratuito: “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso” disponível em nosso site

ESP
Desde 2014, o “Escola sem Partido” tem ampliado sua visibilidade com a tramitação de projetos de lei tanto na Câmara dos Deputados, quanto em alguns estados e municípios.

O Projeto de Lei 867/2015, apresentado pelo deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB) e apensado ao PL 7180/2014, inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola Sem Partido”, que se justifica como uma “uma iniciativa conjunta de estudantes e pais preocupados com o grau de contaminação político-ideológica das escolas brasileiras, em todos os níveis: do ensino básico ao superior”.

A coletânea “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso” reúne 18 artigos, inéditos e publicados em veículos da grande imprensa, que tematizam o movimento Escola Sem Partido e tem como foco a “desconstrução da ideologia do movimento que pretensamente combate as ideologias nas escolas”, conforme afirma Vera Masagão, coordenadora geral da Ação Educativa, organizadora da coletânea.

“Felizmente, as vozes contrárias às propostas do “Escola sem Partido” são numerosas entre educadores, intelectuais, jornalistas, parlamentares, ativistas de movimentos sociais, cidadãos e cidadãs identificados com valores democráticos, com os direitos das populações discriminadas historicamente, com o papel central da escola na formação de sujeitos críticos e com o princípio de igualdade. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes”, escreve Vera na apresentação da coletânea.

Nesse link você pode baixar gratuitamente o livro:

https://ctbeducars.files.wordpress.com/2017/05/livro-escola-sem-partido.pdf

Assista o vídeo com alguns autores do livro, que alertam para o retrocesso que a aprovação deste projeto de lei representa para a educação nacional:

Assessoria de Comunicação Social – CTB Educação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s