Opinião

CTB Educação repudia projeto de desqualificação dos educadores proposto pelo governo Sartori (PMDB)

A CTB Educação – RS repudia a iniciativa promovida pelo governo Sartori (PMDB) e pela SEDUC deste mesmo governo, que assinaram termo de colaboração para que o Comando Militar Sul elabore projeto pedagógico nas escolas da Rede Pública Estadual em nosso estado, projeto que recebeu o nome de “Exército nas Escolas”.

Como educadores entendemos que uma sociedade melhor é construída diariamente nas escolas, através do esforço dos educadores em salas de aula, ensinando aos nossos alunos valores cívicos tão importantes, além das matérias da grade curricular que também lecionamos regularmente.

Essa é uma parte da nossa missão: formar cidadãos comprometidos com valores cívicos elevados, cidadãos que devem ter uma consciência civil de sua participação como participantes dentro da sociedade.

Receamos que uma presença militar dentro das escolas terá caráter ideológico já que, por sua formação, os militares induziriam nos alunos uma concepção de obediência, de subserviência, de não participação, de não discernimento, de falta de crítica, características fundamentais na formação dos alunos como cidadãos.

Entendemos que a missão das Forças Armadas, especialmente a do Exército, é garantir a segurança das fronteiras do país contra ameaças externas e assegurar sua proteção, conforme estabelecido pela Constituição Federal promulgada em 1988.

Em um momento onde os educadores gaúchos têm sido tão atacados pelo governo Sartori (PMDB), através de sistemáticas tentativas de retirada de nossos direitos, quando recebemos salários parcelados, décimo terceiro salário atrasado, lecionando em escolas em situação precária, fica evidente para nós que a iniciativa é mais uma afronta de um governo que tenta desqualificar os educadores gaúchos diante da sociedade.

A CTB Educação – RS se coloca ao lado dos educadores gaúchos contra mais esse ataque do governo Sartori, que com essa iniciativa desrespeita outra vez uma categoria cuja bandeira é a luta por uma Educação Pública de qualidade que forme cidadãos, não soldados.

Assessoria de Comunicação Social
CTB Educação – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s